Eu Entendo


Fui lembrado pelo Google de um evento ocorrido há exatamente seis anos.

E mais uma vez farei uso deste espaço para revirar memórias, arquivos e registrar histórias, cujos detalhes, tenho certeza, vou gostar de relembrar no futuro. Tem sido um costume e, também, a finalidade principal deste blog.

Falando nisso, se você ja conhece este modesto blog, talvez tenha percebido que tenho o hábito de finalizar os textos sugerindo alguma trilha sonora que ajude a criar a "vibe" que quero transmitir.

Hoje, farei o oposto. É a história que ilustrará a trilha sonora ao final.

Convém, porém, ressaltar que já se passaram seis anos. Não se deve esperar tanto tempo assim para escrever sobre algo. Mas, enfim, vamos aos fatos... ou... ao que me lembro deles.

Em 2017, quando a Badminton Café completou 1 ano de existência, escrevi um texto comemorativo para celebrar a data (clique aqui para ler). O texto acabou chegando ao dono do estúdio onde ensaiávamos. O Ricardo, do Estúdio 161, no Tatuapé.

Salvo engano, o estúdio também completava seu primeiro ano de vida mais ou menos no mesmo período. Não sei se sensibilizado pelo texto ou satisfeito com nossa relação enquanto clientes do estúdio, Ricardo nos surpreendeu com um presente inesperado: a gravação e mixagem de duas músicas. Uma tremenda gentileza, tendo em vista a quantidade de horas de trabalho em que aquele convite se converteria. Não é todo dia que uma banda ganha um presente assim e, portanto, ficamos honrados com a oportunidade.

Em seguida, começaram as conversas sobre a escolha das músicas. E a conclusão que chegamos foi: Sim, somos amigos que se reúnem de vez em quando para descontrair tocando covers de bandas que gostamos. Mas, além disso, todos temos um histórico de participações em outras bandas e em processos de composições também. Então, porque não usar essa experiência e produzir duas músicas autorais para marcar esse momento ?

E assim aconteceu. Nos reunimos para revisar o material autoral inédito de cada um e escolher as duas composições para projeto.

Pode parecer que não, mas fazer parte de uma banda com múltiplos talentos também tem seu lado negativo. Afinal, diante de uma grande quantidade de composições e ideias com alto potencial musical, a escolha não foi tão fácil quanto parecia. A análise inicial resultou em uma lista com nove músicas e foram necessárias algumas rodadas de votações e eliminatórias até que, finalmente, restassem não só duas, mas três canções. A terceira funcionaria como uma carta na manga para o caso de haver alguma mudança de planos no decorrer do processo.

Das duas músicas escolhidas, uma é composição do Daniel Trevisan e Léo Lopes - Eu Entendo. A outra é de autoria da Lívia Prata - Você Está Por Aí. (tenho plano de publicar aqui também em breve).

E a terceira opção também era uma composição da Lívia - Algo Assim. Que ganhou arranjos e cara de blues. Mas acabou não sendo aproveitada.

A cronologia dos fatos:

Presente do Ricardo: 23/08/2017
Escolhas das músicas: 28/08/2017
Gravação Baixo e bateria, 09/10/2017
Gravação Violões 16/10/2017
Gravação Guitarras 24/10/2017
Gravação Vozes 02/11/2017
Gravação Teclados 07/11/2017


E assim, mais uma vez, tive a alegria e a satisfação de fazer parte de um processo musical autoral. Como é bacana ver uma melodia simples em voz e violão, ir crescendo e ganhando personalidade e "punch" à medida que o arranjo vai sendo elaborado e gravado. Assim como a experiência do trabalho em equipe e do respeito ao talento e à colaboração de cada um envolvido no processo.

Formação nesse registro:

Eduardo Kim (Vocal )
Livia Prata (Vocal e Violões)
Daniel Trevis (Guitarras / Produção)
Alexandre Rivelino (Teclados)
José (Baixo)

Gravado no Estúdio 161, Tatuapé - São Paulo em 2017.

Edição de vídeo por Lívia Prata - Primeiro corte 2018
Edição de vídeo por Fabior Fonseca - Corte Final 2023

Obrigado por ler até aqui!
Até a próxima!
Fabior

Trilha sonora sugerida:

Badminton Café - Eu Entendo.



Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato